O ICNOVA (Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa), a iniciativa UNBREAKABLE HERITAGE, e a Universidade de Santiago (Cabo Verde) convidam à participação no Semináro Slavery Impacts & Meaningful Change,  com os oradores David Montero (autor e jornalista de investigação)  e Inocência Mata (professora e investigadora, UL – CEcomp), 3 de maio, 18h   CAN – Colégio Almada Negreiros, Sala 217 – Campus de Campolide, Universidade Nova de Lisboa.


Unbreakable Heritage é uma iniciativa vocacionada para a educação, defesa, promoção e sensibilização para a realidade histórica e os impactos atuais da escravatura negra enquanto genocídio. Tem como objetivo contribuir para o reconhecimento das consequências profundas e duradouras que teve sobre os indivíduos, as comunidades e as sociedades a nível mundial, assegurando uma compreensão abrangente do legado da escravatura negra.

David Montero 

Autor do livro The Stolen Wealth of Slavery, A Case for Reparations, situado entre os “10 melhores” da Hachette Publishers Weekly na primavera de 2024, tendo sido o ”Melhor Livro de História do Mês da Amazon” em fevereiro de 2024. David Montero é um jornalista de investigação, produtor de documentários e autor. Nasceu em Brooklyn, Nova Iorque. Foi correspondente estrangeiro no Sul da Ásia. Para a PBS FRONTLINE, Montero escreveu e realizou “State of Emergency” (2008), bem como “A Death in Swat” (2009) e “The Lost Generation” (2010). Foi nomeado duas vezes para um prémio Emmy. Tem textos publicados na Time Magazine, The New York Times, The Christian Science Monitor, The Nation, Harvard Business Review, The Globe & Mail, Le Monde Diplomatique, Der Spiegel e muitos outros. Galardoado com o Prémio Daniel Pearl da Associação de Jornalistas do Sul da Ásia. Vive com a sua mulher em Boston.

Inocência Mata

 É professora de Literatura, Artes e Cultura (LAC) no Colégio das Letras, Escola de Artes e Humanidades da Universidade de Lisboa, investigadora do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp/FLUL) e directora do Programa de Doutoramento em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda. É doutorada em Letras pela Universidade de Lisboa e tem um pós-doutoramento em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization) pela Universidade da Califórnia, Berkeley. A sua atividade docente e de investigação insere-se sobretudo na área dos Estudos Pós-Coloniais, centrando-se nos seguintes temas: Literaturas e culturas africanas, relações estéticas entre literaturas em português, literatura-mundo, estudos de memória, produção literária de autores afrodescendentes em Portugal e comunicação intercultural. Professora convidada em várias universidades estrangeiras, é também membro do Conselho Editorial e Científico de numerosas revistas da especialidade, nacionais e estrangeiras. 

Andredina Cardoso

Empreendedora Social, dirigente associativa e conselheira de origem cabo-verdiana com mais de 35 anos de experiência no domínio das comunidades migrantes, Desde 2008 que integra projectos europeus da Diáspora Africana, nomeadamente a ADEPT (Africa-Europe Diaspora Development Platform), da qual foi membro fundador; . Colabora na implementação de parcerias público-privadas entre a empresa portuguesa DKC e governos e municípios de vários países africanos. Profissional de saúde desde 1997. Gestora Local do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em Setúbal desde 2022. Deputada Municipal em Sesimbra. 

Mês da Ciência Aberta na NOVA FCSH

NOVA FCSH celebra a 5.ª edição do Mês da Ciência Aberta Para assinalar a Semana Internacional do Acesso Aberto, este ano sob o tema “Mais Comunidade,